Buscar

Evento traz Peter Burke e diversos pesquisadores nacionais a Ponta Grossa

Evento conta com palestras, workshops, apresentação de artigos e visita aos atrativos turísticos da cidade-sede

Entre os dias 8 e 10 de maio, acontece em Ponta Grossa o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários, evento realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da Biblioteca Central Prof. Farias Michaele (Bicen)e Nupepes, em busca do resgaste das atividades da Biblioteconomia estadual e também com o objetivo de reunir professores, alunos e pesquisadores para discutir os mais variados temas de pesquisa e das práticas profissionais no Brasil.

A programação do evento conta com workshops, visita técnica, sorteios de livros, passeios aos atrativos turísticos, apresentação de artigos e palestras, como “The Idea of the Library: the last 500 years” ministrada pelo pesquisador internacional Peter Burke, reconhecido como um dos mais importantes da Idade Moderna ao enfatizar a relevância de aspectos socioculturais em seus mais de 30 livros.

Segundo Maria Lúcia Madruga, diretora da Bicen e organizadora, o evento tem como principal intuito estimular eventos de Biblioteconomia em Ponta Grossa anualmente e criar amplos espaços de debate aos interessados. “Há alguns anos a Biblioteconomia Paranaense não promove o encontro paranaense de seus profissionais, estudantes e professores. Em tempos em que as mudanças tecnológicas e midiáticas causam profundas transformações sociais, a área necessita se reinventar e refletir sobre seu papel na sociedade e na academia”. A última ação do tipo aconteceu em 1985.

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos com Alto Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14), o Encontro estima a participação de aproximadamente 200 pessoas de diversas partes do país para discutir diversos temas, como: Biblioteca Prisional, gênero em unidades de informação e na prática do profissional bibliotecário, potencialidades e geração de resultados, recursos educacionais abertos, inovação e os leitores, educação para cidadania, Lei Rounet e função social do bibliotecário e das bibliotecas.

Os valores de inscrição são de R$50 para profissionais e R$25 para estudantes (mediante apresentação de carteirinha na inscrição) e podem ser feitas no site: www.encontroprbibliote.wixsite.com/inicio.

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é realizado pela UEPG, através do Bicen, possui patrocínio da ConSaúde, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico, Colégio Sepam, Caixa Econômica Federal e EBSCO.