top of page

O Centro Cultural Castrolanda comemora aniversário com exposição

Inaugurado em 30 de novembro de 2016, o Centro Cultural Castrolanda reúne o Museu Histórico de Castrolanda, a biblioteca, a loja de artesanato Artelanda e o Memorial da Imigração Holandesa que ocupa o moinho De Immigrant.

Para celebrar o primeiro ano do centro cultural, será aberta ao público, no dia 30 de novembro de 2017, a exposição temporária “Casa e Vida do Imigrante. O cotidiano das famílias na Colônia Castrolanda.”, que abordará o cotidiano das famílias em torno das residências na primeira década de Castrolanda.

A exposição foi elaborada através de uma curadoria colaborativa, elaborada em parceria, contando com a contribuição de voluntários do Centro Cultural e a equipe de assessoria técnica, Viés Cultural. O objetivo era proporcionar uma experiência prática em se pensar e executar uma exposição em cooperação, abrindo o diálogo com a comunidade de Castrolanda, em que os próprios membros pudessem construir uma narrativa vinculada à sua memória e história.

O tema escolhido pelo grupo foi um duplo pensar, por um lado o resgate da memória dos primeiros anos, tendo como foco as relações familiares, a narração do cotidiano na casa, dos hábitos, da adaptação e da manutenção da fé.

E do outro lado uma homenagem à antiga sede, a “Casa do Imigrante Holandês”, espaço cultural inaugurado em 1991, simbolizando as primeiras casas construídas pelos pioneiros holandeses, uma arquitetura holandesa composta por uma junção de residência e estábulo.

Esse projeto abre a discussão sobre a função da comunidade no Centro Cultural Castrolanda, como agente de colaboração, de construção do saber dentro do espaço museal, caracterizando cada vez mais as instituições museológicas como espaços integradores e abertos ao livre diálogo.

Visita

A visita ao Centro Cultural Castrolanda poderá ser feita de sexta-feira a domingo, das 13h às 18h. A venda de ingressos vai até as 17h.

bottom of page