top of page

Prefeitura de Ponta Grossa lança programação do Ano da Cultura Paranaense

Programação cultural da cidade para o ano de 2018 será divulgada em evento nesta terça-feira

A Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Cultura realizam nesta terça-feira, 28, o lançamento do Ano da Cultura Paranaense e da programação cultural da cidade para o ano de 2018. O evento é aberto ao público e acontecerá na Estação Arte, a partir das 20h. A atração da noite virá diretamente do litoral paranaense, trazendo a rica cultura caiçara. O show fica por conta do Mestre Aorélio Domingues e do Grupo Mandicuera, de Paranaguá, que farão o show e lançamento do CD ‘Amanhece – Fandango Pancada’.

O Fandango é considerado o ritmo típico do Paraná, criado há séculos pelo povo caiçara que habita nosso litoral. Em um contexto histórico, os caiçaras surgiram da miscigenação dos imigrantes portugueses com os índios que já habitavam nosso litoral e, mais tarde, com os negros. Mestre Aorélio e o Grupo Mandicuera foram contemplados pelo Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), e estão apresentando este espetáculo musical em diversas cidades do estado. No CD ‘Amanhece’, Mestre Aorélio registrou modas tradicionais, de domínio público, mas também gravou modas atuais compostas por ele mesmo em parcerias diversas, reforçando a vitalidade do ritmo e da cultura caiçara. Há no disco também o registro de outras manifestações da cultura caiçara, como o Boi de Mamão e a Folia do Divino Espírito Santo.

A história, a cultura e o ritmo prometem animar a noite de lançamento do Ano da Cultura Paranaense, iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa que terá o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. A proposta, segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, é que a cidade se torne um centro aglutinador das variadas e ricas expressões culturais paranaenses. “O ano de 2018 será um marco para isso. Em nossos eventos vamos priorizar a vinda de artistas do Paraná para apresentar suas produções e interagir com os artistas de Ponta Grossa. Além disso, queremos incentivar a pesquisa acerca da cultura paranaense e sua divulgação para a comunidade”, explica Durante.

bottom of page