Buscar

Projeto vai capacitar cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e região

A partir de 2018 será disponibilizado em Ponta Grossa e região o projeto Da Panela por Mercado, que visa a qualificação de potenciais empreendedores do setor de cervejas artesanais

Visando a qualificação de cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais, o Sebrae/PR vai oferecer, a partir de 2018, o projeto Da Panela pro Mercado. O pré-lançamento da iniciativa ocorreu no último dia 31, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, e reuniu em torno de 70 empresários com potencial de empreender.

A programação do pré-lançamento incluiu três talks, com o Sebrae/PR, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também teve a palestra com Jamal Awalladak, engenheiro químico, PhD em processos bioquímicos, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresentador do Canal Beer School, no youtube. Ele falou sobre os desafios técnicos e financeiros da produção de cerveja em larga escala.

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, destacou a importância das parcerias no sentido de organizar o ambiente do setor. Segundo ele, especialistas apontam que, do mercado consumidor brasileiro, cerca de 1% é de cerveja artesanal. Nos Estados Unidos é perto de 17%. “O pré-lançamento do projeto é a primeira ação em Ponta Grossa, voltada para o setor que é relativamente novo. Temos que entender como está o mercado da cerveja artesanal e profissionalizar os potenciais empreendedores”, reforçou.

“Da Panela pro Mercado” é uma das ações do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná, que tem como foco a qualidade sensorial das cervejas produzidas, acesso a mercados, tecnologia e inovação e gestão da excelência. Conforme dados mapeados pelo Sebrae/PR, existem 610 produtores de cervejas artesanais com planta no país, sendo que o Paraná tem 66 plantas instaladas. Destas, 36% também produzem para marcas ciganas. Segundo levantamento realizado re