Buscar

Centro de Música recebe doação do acervo completo de Waslau Borkowski

Importante músico de Ponta Grossa participou da Orquestra Sinfônica e deixou legado para os músicos das novas gerações

Entre partituras, métodos de ensino e composições, o violinista Waslau Ludovico Borkowski foi um dos que escreveram a história musical de Ponta Grossa. Na casa do músico, ao longo de muitos anos, as notas musicais da orquestra da cidade - que Waslau ajudou a consolidar - ficaram no papel. Agora, todo o acervo de partituras do músico foi doado para o Centro de Música e fará parte do acervo histórico com o material da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Coral Santa Cecília, Banda-Escola Lyra dos Campos e, claro, do maestro Paulino Martins Alves.

A doação de todo o acervo foi feita pelo filho do músico, Marcos Borkowski. Douglas Passoni, diretor artístico do Conservatório Musical Maestro Paulino, explica a importância da conservação dos acervos. “Enquanto pesquisador e editor da área de acervos musicais, sobretudo, de acervos musicais brasileiros, posso afirmar que a doação do material pertencente ao senhor Waslau é de extrema importância para a cultura local e para as futuras gerações, uma vez que está salvaguardado na sede do Centro de Música, gerido e administrado pela Fundação Municipal de Cultura”, aponta.

Passoni explica que, de acordo com a lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, esse conjunto de livros e partituras pode ser denominado como arquivo especializado, quando da sua formação ser integrada por “conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e/ou entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”.

No Brasil, há inúmeros exemplos de preservação de documentos musicais, como o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), o Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza (CE), e o Instituto Piano Brasileiro, com sede física em Brasília, que na sua essência trabalha com o resgate e preservação da música pianística brasileira e outras formações