Buscar

Ponta Grossa recebe mostra fotográfica da agricultura na América do Sul

Exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo com 32 imagens está na Estação Arte; público também terá ferramenta de áudio-descrição

Após passar pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, a exposição do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo desembarca em Ponta Grossa, município que é destaque nacional em produção agrícola e agroindustrialização. A exposição gratuita terá início na próxima quinta-feira, 22, na Estação Arte (esquina do Terminal Central) e segue aberta para visitação até o dia 18 de julho, com apoio e produção local da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. E desta vez a mostra traz uma novidade: a áudio-descrição para cegos, que também pode ser usada por pessoas com visão como instrumento de sensibilização para a arte.

Em 2017, a Exposição Itinerante vai percorrer outras regiões do Brasil e da Argentina, apresentando as várias faces da agricultura no continente sul-americano. A grande vencedora desta edição foi a foto ‘O agricultor observa o céu de geada’, do brasileiro Sérgio Ranalli, na categoria Profissionais. Ainda foram premiados o também brasileiro Flávio Benedito Conceição, com a fotografia ‘Raios de sol sobre o trigo’, vencedor na categoria Aficionados; o repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias, vencedor na categoria Máquinas - Profissionais, com a imagem ‘Poder’; e Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, na categoria Máquinas - Aficionados, com a foto ‘Cuando el sol pierde su bravura’.

Além da exposição, será realizado um workshop em Ponta Grossa com um profissional fotográfico experiente para discutir a arte e o seu contexto contemporâneo. A data e o local do workshop ainda serão definidos.

Exposição terá áudio-descrição inédita

Com iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio d