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Programa estimula a competividade de empresas de turismo de Ponta Grossa e região

Novo ciclo do programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná foi lançado em Ponta Grossa

Empresários de micro e pequenas empresas ligadas ao turismo participaram na terça-feira (23/05), do lançamento do novo ciclo do programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa. O objetivo do programa é estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas empresas do setor turístico. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser feitas no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, que fica na Rua Lauro Cunha Fortes, 450, em Uvaranas.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV)-PR), Associação Brasileira de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux e Paraná Turismo.

Podem participar do programa empresas de segmentos como meios de hospedagem, gastronomia de relevância turística, locação de espaços para eventos, agências de turismo receptivo, transportadoras turísticas, locadoras de automóveis e organizadoras de eventos. São 30 vagas para o terceiro ciclo do programa para a região dos Campos Gerais.

No evento de lançamento, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, ressaltou que as empresas que participam do programa obtêm melhorias na gestão dos negócios, aprimoram a qualidade dos produtos e serviços e contribuem efetivamente com o desenvolvimento do turismo no Estado. “É nítido que as empresas que participam do programa atravessam os momentos de crise econômica do país de uma forma mais tranquila”, disse.

O assessor da presidência da Fecomércio, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforçou que a parceria com o Sebrae/PR em diversos projetos já existe há mais de uma década, sendo que atualmente 18 estão em andamento no Estado, dentre eles o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. “São parcerias que visam a qualificação e a melhoria das empresas estabelecidas na região”, pontuou.

As empresas participantes, conforme explicou o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, serão avaliadas segundo o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e contarão ainda com a aplicação de turista oculto, diagnóstico de qualidade do segmento e o monitoramento de ações.

Ao final do programa, as empresas passam novamente por uma avaliação com auditoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que avalia requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens da infraestrutura e oferta de serviços. São reconhecidas as empresas que alcançam pontuação mínima de 80 pontos de conformidade. “A avaliação é uma consequência, pois as empresas são avaliadas diariamente pelo consumidor final”, acrescentou o coordenador de turismo.

Campos Gerais

Na Região dos Campos Gerais, 20 empresas já foram certificadas com o Selo Qualidade no Turismo do Paraná desde o primeiro ciclo. Os resultados obtidos pelas empresas participantes incluem a melhoria na gestão, mais reconhecimento no mercado em função da gestão de qualidade e melhor posicionamento da marca frente aos concorrentes.

Para o diretor do Hotel Planalto, em Ponta Grossa, Daniel Wagner, a obtenção do Selo permitiu melhorar a relação com os clientes e o aprimoramento dos processos internos da empresa relacionados ao recursos humanos e finanças, por exemplo. “Não basta termos só as belezas naturais ou a história, precisamos também ter empresas qualificadas para receber bem os visitantes”, disse. O Hotel Planalto foi uma das empresas no Estado a participar do primeiro ciclo do programa e de um total de 105 empresas inscritas incialmente, somente 50 foram qualificadas com a nota mínima de 80%, sendo que o Hotel obteve a segunda maior nota do Paraná, com 95,6%.

Já no ciclo 2016/2017 a Vila Coruja Eventos, também de Ponta Grossa, se destacou no âmbito estadual e conquistou a terceira colocação na categoria Espaço para Eventos. “A obtenção do Selo comprova a preocupação que a empresa tem com seus clientes com a qualidade dos serviços e produtos ofertados. Já com relação aos colaboradores fica mais fácil traçar objetivos e implementá-los”, diz a empresária Karol de Saldanha.

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