top of page

Selo de Qualidade no Turismo terá novo ciclo em Ponta Grossa

Evento de lançamento acontece no dia 23 de maio, no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa

Nesta terça-feira (23), será apresentado para empresários de micro e pequenas empresas ligadas ao turismo, o ciclo 2017/2018 do programa Selo de Qualidade no Turismo no Paraná. O evento acontece a partir das 8h30, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, que fica na rua Lauro Cunha Forte, 450, em Uvaranas. O objetivo do programa é estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas empresas do setor turístico.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV)-PR), Associação Brasileira de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureux e Paraná Turismo.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, evidencia que o programa é uma das parcerias entre a entidade e Sebrae/PR que visa o desenvolvimento econômico, social e empresarial no Estado. “Somos parceiros do Sebrae/PR no programa desde o segundo ciclo, quando identificamos a qualidade do produto ofertado e que a metodologia utilizada gera resultados efetivos”, afirma, ao lembrar que as empresas que recebem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná são reconhecidas no mercado em consequência do trabalho realizado no programa.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, podem participar empresas de segmentos como meios de hospedagem, gastronomia de relevância turística, locação de espaços para eventos, agências de turismo receptivo, transportadoras turísticas, locadoras de automóveis e organizadoras de eventos. São 30 vagas para o terceiro ciclo do programa para a região dos Campos Gerais e a adesão pode ser feita até o começo de junho, mês que inicia a agenda de capacitações.

Para participar do programa é preciso que a empresa preencha uma ficha de inscrição, no dia do lançamento, que demonstra interesse em participar do Selo Qualidade no Turismo do Paraná. Após o encerramento do período de inscrições, será feita a análise documental das requerentes e, a partir de junho, inicia-se efetivamente o ciclo 2017/2018, com a aplicação de diagnóstico nas empresas participantes.

As empresas serão avaliadas, conforme a consultora do Sebrae/PR, segundo o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e contarão ainda com a aplicação de turista oculto, diagnóstico de qualidade do segmento e o monitoramento de ações. Ao final do programa, as empresas passam novamente por uma avaliação com auditoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que avalia requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens da infraestrutura e oferta de serviços. São reconhecidas as empresas que alcançam pontuação mínima de 80 pontos de conformidade.

Na Região dos Campos Gerais, 20 empresas já foram certificadas com o Selo Qualidade no Turismo do Paraná desde o primeiro ciclo. Segundo a consultora, os resultados obtidos pelas empresas participantes incluem a melhoria na gestão, mais reconhecimento no mercado em função da gestão de qualidade e melhor posicionamento da marca frente aos concorrentes. A empresária ponta-grossense, Karol de Saldanha, da Vila Coruja Festas, participou do segundo ciclo do programa e destaca que a obtenção do Selo comprova a preocupação que a empresa tem com seus clientes com a qualidade dos serviços e produtos ofertados. “Já com relação aos colaboradores fica mais fácil traçar objetivos e implementá-los”, diz a empresária que conquistou a terceira colocação no Estado, na categoria Espaço para Eventos.

bottom of page