top of page

Parque Histórico de Carambeí participa da Semana Nacional de Museus

A temática do evento museal permitirá ao museu contar novas histórias

​Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus é o tema da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio com intuito de celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste período, a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) se unirá a instituições culturais brasileiras e se mobilizará com ações direcionadas pela temática da semana museal.

Lucas Kugler, historiador responsável pelo núcleo educativo da APHC, diz que o evento museal tem a finalidade de aproximar o público da instituição. “A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Ibram que possibilita dinamizar a relação do museu com seus públicos, por meio de temas especiais democratizam o museu”.

O tema escolhido pelo Ibram para esta edição da Semana Nacional de Museus, segundo o historiador, é pertinente para mudar a concepção do público em relação ao museu. “A temática escolhida ajudará a afastar uma ideia conservadora tradicionalista de que o museu é um espaço de heróis e dos vitoriosos. O indizível dá voz para aqueles que não estão inseridos diretamente na história contada no ambiente museal. No nosso caso, são os sujeitos históricos que não estão veiculados com a imigração holandesa”.

Programação especial

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou atividades diferenciadas, norteadas pela temática do evento para receber o público escolar. Entre os dias 16 e 19 de maio, no museu, será lançada uma nova exposição, haverá oficinas e visita mediada. Mais informações pelo e-mail agendamento@aphc.com.br.

bottom of page