Buscar

O Meu Museu é nova ação educativa do Parque Histórico de Carambeí

Escola Evangélica de Carambeí recebe projeto piloto realizado pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico

Com intuito de promover um diálogo entre o museu e a comunidade o Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) lança a ação educativa O Meu Museu. Atividade esta que integra o projeto Parque nas Escolas está acontecendo na Escola Evangélica de Carambeí.

Com o Parque nas Escolas a APHC pretende romper os muros do museu, buscando aproximar a comunidade para mostrar que a instituição museal é um espaço de guarda, preservação e difusão da memória. Com a ação educativa O Meu Museu, a instituição espera mudar a maneira com que os alunos enxergam o museu, para que estes sintam-se inseridos na instituição.

O historiador Lucas Kugler, responsável pelo Núcleo Educativo da associação, esclarece que para fazer com que a comunidade perceba que faz parte do museu é importante criar uma conexão entre o museu e a população do município. “Carambeí é composta por uma pluralidade de identidades, e uma boa maneira de trabalhar esta questão é o dialogar com a comunidade sobre o processo de produção da sua própria memória enquanto patrimônio para a cidade”.

Pensando na melhor maneira de criar um elo entre a comunidade e a instituição o Núcleo Educativo criou a ação educativa O Meu Museu para aplicar nas escolas, para alunos do Fundamental II. “A proposta do O Meu Museu é levar até o aluno uma breve aula expositiva sobre como funciona o processo de produção da história e de maneira ela é trabalhada no museu, para em seguida, enfatizar que todos os alunos também são sujeitos históricos e que podem ser representados pelo museu por meio de seus objetos pessoais”, explica Lucas Kugler.