top of page

Parque Histórico prepara Oficina de Máscaras para o Carnaval


O Carnaval no Parque tem programação para toda a família, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí está preparando uma atividade especial para receber os visitantes da instituição museal durante o feriadão. Entre os dias 25 e 28 fevereiro, a partir das 14h, acontecerá a Oficina de Máscaras gratuita para os visitantes do Parque neste período.

O calendário do museu, em dias festivos, conta com uma programação diferenciada pensada para o público de diferentes idades, para que pais e filhos possam aprender e se divertir juntos. Essas ações integram o programa do Núcleo Educativo da instituição que busca ilustrar a multiculturalidade e conscientizar a importância do patrimônio, da cultura local e a diversidade.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, vai preparar o local, onde acontecerá a Oficina de Máscaras, para que por meio da música e da decoração os visitantes, também, sintam-se inseridos nos diversos carnavais do Brasil e pretende mostrar que a festa vai além dos confetes e serpentinas, que o evento recebeu influencias culturais diferentes em cada região do país. “O Carnaval é de origem romana, é uma tradição popular ressignificada em cada região do Brasil e a essência festiva dialoga com o folclore local, com os imigrantes, tem raízes indígenas e africanas. O Carnaval do Norte tem o Bumba Meu Boi e é diferente da festa do Nordeste com o Frevo, os dois eventos se diferenciam da festividade que acontece na Região Sudeste. Já no Sul o Carnaval é recente, não tem tradição histórica e é uma reapropriação de festividades de outras regiões.”

A multiculturalidade do Carnaval brasileiro poderá ser expressada, pelos visitantes, na Oficina de Máscaras. “A proposta da equipe é que os participantes reproduzam elementos culturais, exercitem a sua criatividade e criem máscaras com base na história das diferentes festividades carnavalescas”, finaliza.

bottom of page