Buscar

Museu recebe Coleção de Borboletas Adolpho Los

Acervo biológico, com mais de 80 anos, que pertenceu a filho de imigrantes holandeses é doado ao Parque Histórico de Carambeí.

Coleção de Borboletas Adolpho Los é doada para Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). O acervo que possui mais de oito décadas é composto por 1.558 borboletas, 23 casulos, 304 besouros e demais insetos. As amostras estão divididas de acordo com a catalogação realizada pelo colecionador e serão expostas em 54 gavetas entomológicas.

A coleção será abrigada na Vila Histórica, uma das alas museais que compõe a instituição, na mesma casa onde ficou exposta no primeiro ano após inauguração do Parque Histórico de Carambeí.

“As borboletas ficaram no museu por um ano. Neste período o Adolpho estava acamado e não pode ver o espaço, mas ficou orgulhoso em ter seu acervo exposto para os visitantes do Parque. Toda vez que íamos ao museu para realizar a manutenção das peças, ele perguntava como estava e queria saber tudo sobre a coleção. Por isso, acredito que ele ficaria muito feliz em doar a coleção para a instituição”, conta a viúva do colecionador Alida Verschoor Los.