top of page

Evento de motos movimenta Ponta Grossa nesta semana

Atividade comemora os 100 anos do passeio de Ponta Grossa a Antonina


Passeio em 1923 aconteceu em um rodovia de estrada, totalmente diferente de hoje | Foto divulgação

No dia 25, inicia em Ponta Grossa o evento “100 Anos do Primeiro Passeio de Mototurismo da América do Sul” com passagem por dois associados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.


A atividade inicia às 13 horas com passeio motociclístico no principal atrativo turístico dos Campos Gerais.

“(...) ficamos entusiasmados por receber a comunidade de motociclistas no Parque Vila Velha. Este evento excepcional nos oferece a oportunidade de unir a paixão pelas motos com a riqueza de nossa região”, comenta Leandro Ribas, gestor da 1ª parada.

Para ele, a rota que se estende por Ponta Grossa, passando pelo Parque, Palmeira, Curitiba e chegando a Antonina é um tributo à história que essa jornada representa. “Esperamos receber os motociclistas e compartilhar momentos memoráveis ao longo dessa trilha única, uma vez que neste ano comemoramos o septuagésimo aniversário do Parque Vila Velha’, finaliza.


No sábado (26), os participantes se encontram no Lúmen Café + Gastronomia e no Planalto Select Hotel. “Esse evento é muito importante porque comemora o centenário dessa viagem histórica, afinal foi a primeira viagem de moto da América do Sul e Ponta Grossa foi protagonista nisso com o Ricardo Wagner e Afonso Lange e para nós é uma homenagem estar revivendo isso (...)”


Daniel Wagner, um dos realizadores da atividade, pontua: A ideia é lançar as bases para o trajeto se tornar parte da rota de mototurismo.

“Esperamos com isso aumentar a frequência do público de motos em nossa região, gerando consumo dos nossos produtos e serviços”.

Na data, os realizadores Daniel Wagner e Carlos Biazetto, inauguram o monumento Rota 01 na Rua XV, uma homenagem ao centenário e ao pioneirismo.


Marcelo Amaral, gerente do Convention, parabeniza a organização do evento pela ação:

“São dessas atividades que nossa cidade e região precisam, pois enaltecem nossa história e ainda trazem pessoas de diversas partes, o que faz a roda do turismo girar”.

O roteio do evento inicia em Ponta Grossa, passa por Palmeira, Curitiba, desce a Serra da Graciosa e finaliza em Antonina, cidade que também ganha um monumento em homenagem.


A história do primeiro passeio

Em 23 de agosto de 1923, dois jovens ponta-grossenses faziam a primeira viagem de motocicleta no país. Saindo de Ponta Grossa, passando por Curitiba, Ricardo Wagner e Afonso Lange pilotavam uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout com destino a Antonina pela Serra da Graciosa.


Hoje, esse trajeto parece fácil, mas na época era um verdadeiro desafio, pois havia a falta de estradas asfaltadas e solo irregular, o que fez com que a viagem durasse quatro dias.


Programação

Dia 25/08 | sexta-feira

13h: passeio motociclístico no Parque Vila Velha

18h: Show com bandas na rua Quinze de Novembro

21h30: Show com a banda Hoochie Coochiers no Quintal da XV


Dia 26/08 | sábado

6h30: Café da manhã no Lumen Café e hotel planalto/ (por adesão)

7h30: Show de Blues com Mello

8h: Inauguração do Monumento Rotao1, na rua Quinze de Novembro

9h: Saída de moto para Antonina

Comentarios


bottom of page