top of page
Foto do escritorYukê Comunicação

Estudo revela que quase 40% dos brasileiros se inspiram nas mídias sociais para planejar férias

Texto: Mercado & Eventos


Para os brasileiros, 90% afirmaram ter utilizado o Instagram para esse fim – contra 64% dos entrevistados em nível global


Um estudo da Booking.com revelou 2 a cada 5 brasileiros (39%) se inspiraram nas mídias sociais para planejar as férias, número bem acima da média global (26%). E não apenas as redes de pessoas próximas: anúncios publicitários nestas plataformas (35%), mídias sociais de marcas e empresas (31%), e de celebridades e influenciadores (24%) também influenciaram as escolhas.

Para os brasileiros, 90% afirmaram ter utilizado o Instagram para esse fim – contra 64% dos entrevistados em nível global. Em seguida, aparece o Youtube (62%), Facebook (55%) e TikTok (31%). E, para entender o impacto dessa nova plataforma de vídeos curtos, o estudo ainda questionou que tipo de inspiração o TikTok proporcionou aos turistas do país: dicas de viagem em geral ficaram no topo da lista (72%), mas os viajantes também usaram a rede social para ter ideias de destinos para viajar (65%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e atividades (58%).

“Ideias de como viajar de forma mais econômica mostradas em vídeos no TikTok também impactaram metade dos viajantes do país (52%), o que significa 12 pontos percentuais acima da média global. Isso mostra que os brasileiros de gerações mais jovens, que utilizam mais essa plataforma, estão buscando formas e dicas para viajar sem gastar tanto, inclusive mais do que vizinhos da região, como argentinos (38%) e mexicanos (36%)”, disse Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.

FILMES E PROGRAMAS DE TV – Além das redes sociais, outra forma de entretenimento mais tradicional também teve papel importante como fonte de inspiração dos brasileiros nas últimas viagens: os filmes e programas de TV (19%). Inclusive, comparado com outros países latino-americanos, como mexicanos, argentinos (ambos 13%) e colombianos (11%), os brasileiros tiram mais insights para suas viagens desse tipo de divertimento.

Em suas futuras férias, quase três em cada cinco brasileiros (58%) têm interesse em viajar para um destino que viram em algum filme ou programa de televisão, e um número parecido (55%) deseja experimentar um prato ou gastronomia mostrado na atração. Inclusive, quase um terço (29%) gostaria de conhecer uma celebridade televisiva e até mesmo se hospedar na casa de uma pessoa famosa (16%).


Comments


bottom of page