top of page

Empresários da hotelaria estão preocupados com dados negativos do setor


Os hotéis de Ponta Grossa já estão sentindo os impactos negativos do coronavírus (Covid-19). Com turistas adiando viagens e empresas com home office, os empresários do setor viram os quartos esvaziarem e eventos serem adiados ou cancelados, o que está gerando preocupação e queda na receita.

Taxa de ocupação

Em Ponta Grossa, a taxa de ocupação hoteleira desde o dia 20 registra uma queda de 90% em contraste a semana anterior. Para apresentar dados mais concretos e que possibilitam ilustrar a preocupação, em março de 2019, o índice fechou 52%, agora estima-se um valor bem abaixo disso.

E a tendência para abril é de baixa, pois, segundo previsão do Ministério da Saúde, o pico da contaminação pelo Covid-19 será no próximo mês, o que fará com quem mais pessoas fiquem em casa e evitem viajar. Além disso, todos os eventos do primeiro semestre foram adiados, com isso, estima-se que a taxa de ocupação tenha um dos piores resultados dos últimos três anos.

Eventos adiados

A Corrida da Roça, 8º Encontro de Mestres Cervejeiro e o Encontro Paranaense de Bibliotecários são exemplos de atividades patrocinadas pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico (Nº12.066/14) adiadas, que somariam mais de mil visitantes em Ponta Grossa entre abril e junho.

Reuniões e eventos periódicos que acontecem em hotéis também entram na lista.

Emprego

Alguns hotéis optaram por demitir funcionários diante da crise causada pelo coronavírus. Segundo dados fornecidos ao Ponta Grossa Convention, já são sete demissões somente em Ponta Grossa, número que pode aumentar e muito diante das previsões de baixa ocupação e eventos adiados.

Além disso, há registro de aproximadamente 40 funcionários em férias coletivas.

Segundo o setor, já há prejuízo de R$500 mil em duas semanas de crise.

Posicionamento do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

O Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, entidade representativa das empresas do turismo de negócios e eventos, está prestando todo o auxílio aos hotéis e demais empresas turísticas neste momento.

Além disso, está, junto às demais entidades do turismo, como o Paraná Convention & Visitors Bureaux, entidade representativa dos Convention & Visitors Bureaux no Paraná, e Associação Brasileira de Eventos (Abeoc), fazendo sugestões de como recuperar o setor ao Ministério do Turismo e Secretaria Estadual de Turismo.

“Estamos conversando com diversas entidades e empresários para ver o que é possível fazer para amenizar os impactos dessa crise e também encaminhando sugestões econômicas para ajudar a nossa região”, enfatiza a presidente do Convention, Thaís Pius.

Essas e outras informações são atualizadas no site do Convention com espaço próprio com dados do turismo diante à crise do Covid-19. O espaço é público e pode ser visualizado em www.pontagrossacvb.com.br/covid19.

bottom of page