O gerente geral e a historiadora do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers e Samara Lima visitaram o Museu Campos Gerais, na última sexta-feira (22). No local foram recepcionados pelo Diretor do Museu, Niltonci Batista Chaves, e pela responsável pela seção de ação educativa, Patricia Camera.
Segundo o gerente do CCC, o objetivo era discutir uma parceria entre os dois órgãos. “Na reunião foi discutido diversas ações para criar a parceria entre as instituições, assim conseguiríamos fortalecer tanto o Centro Cultural, quanto o Museu Campos Gerais, e, consequentemente, todos os museus da região”, explica.
Para a historiadora Samara Lima, o trabalho conjunto é de extrema importância. “Os espaços de memória dos Campos Gerais são riquíssimos em relação a tradições e histórias, porém muitas vezes trabalham de forma singular. Fomentar o debate entre esses espaços permite que as diferentes culturas sejam colocadas em destaque, que se construa a ideia de uma história plural e coletiva.”
Também foi debatida a possibilidade de levar para o Museu Campos Gerais a exposição itinerante 'Produção Leiteira em Castrolanda: Vida e Tradição'. Aberta ao público em agosto de 2018, durante a Agroleite, a exposição já foi apresentada no Parque Histórico de Carambeí e na Casa da Praça, em Castro, onde estava em exibição até a última semana.
Por meio da exposição, o Centro Cultural conta sobre a produção leiteira que faz parte da identidade da Colônia Castrolanda, em Castro, desde a sua fundação em 1951 e que deu a cidade o título de Capital Nacional do Leite. Por meio das peças expostas, o objetivo é demonstrar as transformações pela qual passou a produção leiteira, em Castrolanda, ao longo dos anos.