Com três dias de evento, a atividade contou com participantes de sete Estados
Na quinta-feira (13/07), iniciou mais uma edição do Festival Universitário da Canção (FUC), evento promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com objetivo de contribuir para a valorização do potencial técnico e artístico dos participantes, além de incentivar a criatividade musical e promover o intercâmbio cultural.
Com apoio do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB), através de carta ao Conselho Municipal de Turismo para uso da Lei nº 12.066/2014 de incentivo a eventos com fluxo turístico e solicitação de tarifário diferenciado aos hotéis associados, a atividade recebeu participantes dos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Goiás.
Tradicional no calendário ponta-grossense, o Festival fomenta negócios e propõe atividades diferenciadas, como explica Marcelo Amaral, gerente executivo do PGCG CVB. “O FUC possibilita aos moradores a imersão em uma rica cultura musical, os associados fazem negócios e os participantes podem conhecer os atrativos turísticos o que faz o status de turismo e eventos como atividade socioeconômica ser realidade”. Entre os hotéis participantes estão o Premium Vila Velha, Luds e Planalto.
Para o gerente geral do Hotel Planalto, Daniel Wagner, o FUC é uma importante atividade no calendário cultural de Ponta Grossa ao atrair artistas de outras localidades, pois gera movimentação para o todo o trade turístico. “Esperamos que ao longo do tempo o Festival possa trazer também um maior número de expectadores de outras cidades para prestigiar o evento e consumir os serviços turísticos de nossa cidade".
Já, para Wilton Paz, "a UEPG está fazendo seu papel no fomento ao Turismo pelo número de eventos que promove anualmente. Cabe a cidade aproveitar desse nicho e movimentar todos os setores", comenta o diretor de assuntos culturais da PROEX-UEPG e coordenador do Festival.
Além do Festival Universitário da Canção, outros eventos culturais têm atraído participantes de diversos Estados e gerado negócios ao trade turístico, como o Festival Nacional de Teatro em 2016. Com apoio do PGCG CVB, a atividade movimentou associados e prestadores de serviços, como o Núcleo de Guias de Turismo, que no evento comercializou pacotes de passeios aos atrativos turísticos, como o Parque Estadual de Vila Velha.