As aulas iniciaram em março e dois hotéis já possuem colaboradores estudando
“Please fill in this form”, “your room number is 37, on the second floor” e “could you please call me a taxi?” são algumas das expressões em inglês que os funcionários do Premium Vila Velha Hotel e Hotel Planalto Ponta Grossa, associados ao Ponta Grossa Campos Gerais Convention (PGCG CVB), conhecerão através de aulas voltadas à hotelaria.
O projeto, desenvolvido pelo PGCG CVB junto ao Centro Europeu, visa proporcionar fluência em situações pontuais e realistas, como ligações telefônicas, atendimento no restaurante, serviços de camareira e reclamações de hóspedes. “O curso sana uma necessidade do dia a dia, um grande empecilho para receber com qualidade os estrangeiros que vem aos Campos Gerais do Paraná”, afirma a presidente da entidade turística, Wagnilda Minasi.
Expectativa
Um dos alunos é Carlos Eduardo Rodrigues, auxiliar de recepção que já pensava em estudar o idioma “Eu já estava motivado a fazer um curso de inglês, pois já gostava da língua e quando entrei no hotel [Premium Vila Velha] comecei a me interessar muito mais, pois a necessidade de ter um curso é muito grande pelo fluxo de turistas americanos”.
Alecsandra Hypólito, gerente do Premium Vila Velha Hotel, espera as aulas com ansiedade, pois a qualificação possibilita que “todos [alunos] consigam se comunicar com os hóspedes estrangeiros de uma forma clara e objetiva”.
Ainda de acordo com a Hypólito, também diretora do PGCG CVB, a parceria caiu como uma luva a todos os associados, pois possibilita resultados positivos aos envolvidos. “Todos saem ganhando, como o empresário, que capacita seus colaboradores que, além de se sentirem motivados a estudar, ganham o reconhecimento pela sua atitude positiva e principalmente o PGCG CVB com investimento em seus associados”, finaliza.
Luís Andrei Ferreira, coordenador de eventos do Hotel Planalto Ponta Grossa e outro aluno, analisa o curso como de extrema importância para quem trabalha em hotéis, mesmo que seja em eventos, onde há baixa procura de clientes estrangeiros. “Me matriculei no curso para poder aprimorar meus conhecimentos do idioma e para servir de apoio para os demais colaboradores quando necessitarem de comunicação com clientes estrangeiros”, comenta.
Daniel Wagner, gerente geral do Hotel Planalto, acredita que o projeto vai contribuir para todo o setor, pois qualifica e proporciona feedback positivo sobre a cidade. “A gente quer cada vez mais projetos do gênero para poder receber visitantes de outros países, o que é um diferencial para satisfação do atendimento e melhoria na qualidade da cidade no turismo”.
Para Eduardo Pillati, diretor do Centro Europeu, os hotéis estão cada vez mais investindo em qualificação e em cursos moldados as necessidades locais, conhecendo
o problema e apontando uma solução. “O norteador [para montar as aulas] foi ter um produto que reflita a realidade vivida pelos colaboradores nas mais diversas áreas da hotelaria. Foram analisados diversos pontos como duração do curso, nível de proficiência necessário, carga horária e o próprio conteúdo acadêmico”.