Entrega do Selo de Qualidade no Turismo acontece no próximo dia 17, em Curitiba, no Expo Unimed; 120 empresas serão certificadas no Estado
Quinze empresas da região dos Campos Gerais que atingiram os parâmetros de qualidade do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017, serão certificadas no próximo dia 17, no Expo Unimed Curitiba. O evento, em paralelo ao Salão Paranaense de Turismo, será às 18h30 como forma de reconhecimento às organizações que investem em melhorias em seus processos de gestão e a qualidade na prestação de serviços.
Dentre as que serão certificadas na região dos Campos Gerais estão os associados Hotel Planalto, Itaytyba Ecoturismo, Churrascaria Lugano, Bird Eventos, Premium Vila Velha Hotel, Cooptur – Cooperativa Paraense de Turismo. O Restaurante Pousada Fazenda Virá, Pousada Fazenda Virá, Hotel San Juan, Frederica´s Koffiehuis, Lanchonete Soledade II, Vila Coruja Festas, , Barão Bar Bistrô, Parque Histórico de Carambeí e Restaurante Girassol também fazem parte da certificação.
Há um ano elas participam de um programa do Sebrae/PR, desenvolvido em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
“O Selo é um reconhecimento de todo o trabalho desses empresários que estão investindo em suas empresas e pensando na melhor qualidade para os seus turistas, que têm uma exigência cada vez maior”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji. Para ela, o selo chancela a busca pela excelência e melhoria da competividade.
Para o gerente geral do Hotel Planalto, de Ponta Grossa, Daniel Wagner, o selo representa o reconhecimento do esforço de toda uma equipe. Segundo ele, o processo de melhorias dentro da empresa começou há 15 anos, com ações sempre focadas nos clientes e funcionários. “O Selo é importante, pois avalia diversos aspectos, como a satisfação do cliente e a gestão. Ele ajuda fortalecer Ponta Grossa e região dos Campos Gerais como destino de turismo de qualidade”, diz. Em 2016, o Hotel Planalto já tinha recebido o Selo de Qualidade no Turismo. “É um processo contínuo e que tem que haver comprometimento”, reforça.
Já a proprietária da Vila Coruja, de Ponta Grossa, Karol de Saldanha, também comemora os avanços na empresa que foi fundada há dois anos. “A certificação representa que estamos no caminho certo. Procuramos nos espelhar no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) desde o início das atividades e para uma empresa tão recente o reconhecimento é uma vitória”, comenta a empresária.
O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.
O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços. Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, como em Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.
O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, explica que uma das vantagens do programa é estimular a melhoria contínua na gestão do negócio e na prestação de serviço aos turistas. Ele conta que o conteúdo aponta soluções para reduzir perdas e custos no processo produtivo, para melhorar a rentabilidade e aumentar o lucro. “Nos treinamentos, as empresas recebem informações, entre outros enfoques, sobre como assegurar que o produto, serviço ou sistema atenda às normas vigentes exigidas pela legislação, o que permite ainda medir a evolução do negócio”, completa.