top of page

Turismo de Negócios e Eventos é tema de palestra em Ponta Grossa


Mais uma ação realizada pelo Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau em parceria com o Sebrae acontece nessa semana. A palestra Turismo de Negócios e Eventos oportunidade de negócios em númerosserá ministrada por Sérgio Takao Sato, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Paraná (FC&VB PR) nessa quinta-feira (19).

O encontro pretende demonstrar dados que comprovem os impactos positivos que o segmento de negócios e eventos pode gerar às empresas e, consequentemente, para a economia da região.

A realidade de um mercado já existente, formado pela demanda de grandes indústrias, instituições de ensino e entidades de classe carentes de um banco de dados unificado e de empresas que atendam adequadamente às necessidades dos solicitantes, tem sido o foco de atuação do PG CVB, no sentido de identificar as necessidades, organizar uma base de dados e articular os processos de qualificação do segmento, otimizando a geração de negócios.

Segundo a presidente do PG CVB, Wagnilda Alves Minasi, embora o Convention & Visitors Bureau seja uma entidade reconhecida internacionalmente e esteja firmada em Ponta Grossa há quase dez anos, as empresas ligadas ao setor ainda não tem por hábito fazer uso desta ferramenta detentora de um enorme potencial para gerar oportunidades. “Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, trabalhamos para gerar negócios para os nossos associados, servimos como catalizador e articulador para a captação e realização de eventos, mas para isso precisamos estar em contato com essas empresas para que possamos direcionar as demandas que surgem”.

Geração de fluxo

Além disso, fará uma análise das oportunidades descartadas, discorrendo sobre estratégias a serem adotadas para que tais recursos sejam canalizados para as empresas da região. De acordo com Takao é preciso estar atento e engajado com os órgãos e empresas geradores de fluxo. “São elas (empresas) quem oportunizam e disseminam muitas informações sobre eventos potenciais, além de representarem a força do setor, na defesa de interesses em comum”.

Parcerias

Entre as estratégias estabelecidas para o evento, está a parceria com o Sebrae, representado pela gestora do projeto de Turismo, Nádia Joboji, e a Agente Local de Inovação (Ali), Iara Mottim, para apresentar projetos que as empresas podem aderir. O programa inclui consultoria e monitoramento individual e gratuito pelo período de dois anos, qualificando as empresas que desejam se tornar mais competitivas no mercado.

Ações PG CVB

Com esta ação, o PG CVB pretende reforçar o seu posicionamento como entidade representativa no incremento do fluxo turístico da região, por meio da captação e fomento ao Turismo de Negócios e Eventos, podendo contar com uma base de dados de prestadores de serviços qualificados e interessados em contribuir na consolidação dos Campos Gerais no cenário do turismo de eventos.

bottom of page