top of page

Instituidores

Acipg

A Asso­ci­ação Com­er­cial, Indus­trial e Empre­sar­ial de Ponta Grossa – ACIPG – foi fun­dada em 18 de junho de 1922, sendo uma das mais anti­gas do Sul do Brasil.

Em 2007, adquiriu o pré­dio viz­inho à atual sede. Com a unifi­cação das estru­turas, o atendi­mento ao asso­ci­ado foi ampli­ado e apri­morado, o que per­mi­tiu a expan­são dos serviços presta­dos e a cri­ação de novos setores.  A ampli­ação da estru­tura física é ape­nas con­se­qüên­cia do tra­balho real­izado ao longo de 85 anos de ativa par­tic­i­pação da ACIPG na vida de Ponta Grossa.

 

Está entre seus prin­ci­pais obje­tivos a con­stante luta pelo desen­volvi­mento sócio-econômico do municí­pio e qual­i­dade de vida dos cidadãos. Assim, a ACIPG pre­tende prosseguir na con­strução dinâmica de sua própria história, integrada à história da comu­nidade em que atua, deixando em cada época a marca do asso­cia­tivismo como fator pre­pon­der­ante para o desen­volvi­mento econômico, cul­tural e social e de forma igual­itária nos diver­sos setores da sociedade.

Sebrae

Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.

 

No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.

 

O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios

logo.png
Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais

O SEHG Campos Gerais é entidade sindical patronal, filiada à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com objetivo de atender a hotelaria e gastronomia em diversos aspectos, além de realizar ações que garantam sua representatividade.


Colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, e com o Estado como órgão técnico e consultivo.

 

Vem ampliando seu leque de produtos e serviços, formalizando novos acordos, parcerias e convênios, buscando sempre obter melhores resultados para o empresário.

AMCG

A Asso­ci­ação dos Municí­pios dos Cam­pos Gerais (AMCG) é um órgão de rep­re­sen­tação munic­i­pal e micror­re­gional, sendo con­sti­tuída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos.

É com­posta por 19 municí­pios da Região dos Cam­pos Gerais e tem como prin­ci­pal obje­tivo a inte­gração regional, econômica e admin­is­tra­tiva, bus­cando o for­t­alec­i­mento dos municí­pios, defend­endo os seus inter­esses, visando o desen­volvi­mento econômico e social.

A Asso­ci­ação dos Municí­pios dos Cam­pos Gerais é uma enti­dade voltada à pro­moção do desen­volvi­mento regional, cri­ada para dar força política à região desde a década de sessenta. Sua fil­i­ação a esta enti­dade estará for­t­ale­cendo seu municí­pio e a região.

 

Pro­move capac­i­tações, pos­si­bilita um diál­ogo mais próx­imo com os órgãos estad­u­ais e fed­erais, além de apoiar tec­ni­ca­mente na elab­o­ração de pro­je­tos de desen­volvi­mento regional e de obras municipais.

Sindi
combustíveis - PR

Foi em 1956, quando Curitiba tinha poucos postos, cerca de 50, que alguns revendedores resolveram fundar uma associação, com objetivo de fortalecer e manter unida a classe.

 

No ano seguinte, os empresários perceberam que o trabalho de apoio e representação da categoria poderia ser ampliado e fizeram um requerimento junto ao Ministério do Trabalho, para que a Associação passasse a ser Sindicato representante da categoria.

 

Em 31 de outubro de 1957, o Ministério decreta o pedido e a Associação passa a ser Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Minerais de Curitiba.


Hoje denominado, Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná.

Beneméritos

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Uma história de 45 anos no cenário do ensino superior brasileiro traduz a excelência da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Criada em 1969 pelo governo do Estado, tem sede em Ponta Grossa, cidade polo dos Campos Gerais, na região Centro Sul do Paraná. Terra dos tropeiros, de Vila Velha e do plantio direto. Polo industrial, comercial, turístico e cultural que integra perto de um milhão de pessoas.

Instituição de ensino superior pública e de qualidade, a UEPG cumpre, com competência, a sua missão de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão. Na graduação, são 38 cursos presenciais, movimentando aproximadamente oito mil alunos. Através da educação a distância, com um sistema modelo no país, está presente em 40 polos de apoio, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, alcançado mais de três mil em sete cursos de licenciatura e um de bacharelado.

Na pós-graduação, oferta 12 cursos de especialização presencial e a distância; 20 cursos de mestrado acadêmico; dois cursos de mestrado profissional; e nove doutorados, envolvendo mais de dois mil e quinhentos alunos.

Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por participantes da iniciativa privada, poder público e terceiro setor, sendo reconhecida pelo Ministério do Turismo como Instância de Governança Regional – IGR - organização responsável pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo em âmbito regional, bem como pela tomada de decisões políticas, econômicas e sociais, sendo formada pelo poder público, iniciativa privada e terceiro setor.

O objetivo da Adetur Campos Gerais é desenvolver o turismo de forma participativa e organizada, por meio da mobilização de parceiros e integração de atores que trabalham para estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.

bottom of page